terça-feira, 15 de setembro de 2020

Espionagem Global

"Espionagem Global. Parte essencial do mundo atual, a internet mostra-se também um meio para a vigilância feita pelos governos".

"O poder na rede. A presença hegemônica dos Estados Unidos".

"Globalização. Informação, mercadorias e privacidade na rede".

"Redes sociais. Elas crescem e marcam a sociedade contemporânea".

Cyber Security, Computer Security

Resumo

Internet

"Rede Mundial. No final dos anos 1980, surge a internet com fins comerciais: a rede mundial de computadores envolve hoje 2/3 da humanidade, cerca de 2,4 bilhões de pessoas. Presente no cotidiano das pessoas e na economia, a web está profundamente entranhada na sociedade contemporânea."

---

Para saber mais e compreender melhor sobre vigilância e controle, confira:

Michel Foucault e as relações de poder

______

"Espionagem On Line. Agências de segurança do governo dos Estados Unidos mantém, desde 2007, um programa de vigilância e espionagem de comunicações, incluindo a internet. O governo dos EUA se ampara numa lei de exceção contra o terrorismo, aprovada em 2003. A revelação da espionagem foi feita por Edward Snowden, ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA)."

Nota Nossa: Não esqueça de ver um pouco sobre o WikiLeaks!

Camera, Surveillance, Monitoring

"Marco Regulatório. Faltam leis que tratem exclusivamente da internet. No Brasil, o principal projeto nesse sentido é o Marco Civil da Internet, em debate no Congresso Nacional".

Nota nossa: Na realidade, o Marco Civil da Internet já foi aprovado e se encontra em vigor. Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), confira aqui! Além disso, há outras leis, como a Lei Carolina Dieckmann (crimes informáticos).

"Globalização. A internet causou profundas mudanças no mundo dos negócios e do trabalho. Aumentou a quantidade de transações comerciais e permitiu às multinacionais transferirem o processo produtivo para países nos quais o custo de produção é menor".

"Política. Manifestações em países como Irã, Tunísia, Egito, EUA, Espanha e Brasil mostraram o poder da internet na formação de grupos sociais e suas possibilidades para a ação política".

"Redes Sociais. Tornaram-se um fenômeno mundial os portais como Facebook, que permitem ao usuário criar um perfil público e montar uma lista articulada de relacionamentos. Os principais já reúnem mais de 1 bilhão de usuários".

Nota Nossa: Sobre um olhar sociológico acerca das Redes Sociais e Cibercultura, veja: Manuel Castells e Pierre Lévy.

"Desigualdade. A maior parte das populações com pouco acesso à internet se situa na África e na Ásia. Cerca de 88 milhões de brasileiros acessavam a rede em junho de 2012".

Fonte:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSqKsT_wZ0Fx46tn6Yn5666twE4btEMdEBxYQ&usqp=CAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário