"Obra do filósofo francês
é essencial para entender
os sistemas de controle
e vigilância no mundo
contemporâneo".
Hoje em dia, para abordar temas como o poder e a punição, é preciso tratar do pensamento de Michel Foucault (1926 a 1984). Dentre suas obras, ganha maior destaque Vigiar e Punir. Tal obra de fato impacta os olhares sobre o homem e a humanidade.
Wikipédia
Foucault tornou-se reconhecido por suas percepções sobre as teorias do poder. Ele examina o exercício efetivo do poder, partindo das relações que cria e põe em marcha. "O poder é visto como tecnologia de controle detalhado do corpo, dos gestos, das atitudes, dos comportamentos e dos hábitos do indivíduos".
Em sua célebre obra, Vigiar e Punir (1975), o autor demonstra "que o domínio no qual se exerce o poder não é somente a lei, mas, sobretudo, a norma. Ou seja, no ensino, na saúde, ou no exército, o que se busca é a 'normalização' para poder regular a vida de indivíduos e o resultado de suas ações. Esse controle é exercido a partir de uma pirâmide de olhares que garanta a disciplina, e de um registro contínuo de todas as informações acerca do indivíduo, de seus gestos e de suas atividades."
Fonte: Guia do Estudante. Atualidades. Vestibular + Enem. 1o semestre / 2018 (adaptado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário