quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Redação Enem X Redação Fuvest

Por Nicholas Maciel Merlone

Sp. 09 ago / 2023.

Os temas e os enfoques das redações do ENEM e da Fuvest são diferentes
. Apesar de os dois trazerem como proposta problemas vivenciados pela sociedade, no exame do ENEM os temas são objetivos e claros; enquanto isso os temas propostos na prova de redação da Fuvest são abstratos, filosóficos e com abertura para várias interpretações diversas.

A prova de redação do ENEM exige uma proposta de intervenção na sociedade. Por outro lado, a redação da Fuvest requer que o candidato observe o mundo ao redor, reflita sobre ele e pondere sobre o comportamento do homem. Na prova da Fuvest é importante dialogar, conversar mesmo, com os textos de apoio, interpretando-os e compreendendo-os, para então botar no papel de forma crítica as principais ideias deles.

Nos dois exames é relevante citar autoridades, que reforcem os argumentos, tornando a argumentação mais sólida e robusta. Ou seja, estudiosos, filósofos, pensadores, cientistas, enfim, mencionar citações diretas, ou em forma de paráfrase. Ocorre que na Fuvest isso não acrescenta pontos na nota. Diferente do Enem, em que as referidas citações pontuam.

Quanto às características do texto...


A redação do Enem: 1) deve ter entre 08 e 30 linhas; 2) não requer título; 3) é obrigatório propor uma intervenção; 4) os assuntos giram em torno de questões sociais e direitos humanos, isto é, um tema-problema do mundo contemporâneo.

Já a redação da Fuvest: 1) deve ter entre 20 e 30 linhas; 2) requer título; 3) não é necessário propor uma intervenção; 4) os assuntos orbitam em temas mais filosóficos e crítico reflexivos, tocando cultura, sociedade e comportamento.

Em linhas gerais, a redação precisa ser um texto dissertativo-argumentativo, bem embasado, coerente e coeso. Deve ter uma estrutura bem delineada. Deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Deve tratar o assunto exposto de modo claro. Deve argumentar com consistência e fazer o uso adequado da norma culta da língua portuguesa. Além disso, deve expor uma tese bem definida e fazer uso de exemplos para embasar os argumentos. É, por fim, relevante respeitar o limite de linhas previstos em cada exame e jamais incorrer em desvios do assunto proposto, ou seja, fugir mesmo do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário