Saiba mais!
Boa leitura!
Sei que o Colégio Dante Alighieri envia os materiais aos alunos. Porém, às vezes, podem-se complementar os materiais. Para tanto...
As aulas estão quase voltando, e a busca por materiais novos já começou! Para evitar aglomerações e conseguir um bom negócio na hora de fazer as compras, confira 10 dicas que separamos para você. Saiba mais
Boa leitura!Saiba mais!
Boa leitura!
Por Ana Paula de Araújo
A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
Sendo assim, começaremos por expor os elementos que formam a estrutura da narrativa:
TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo.
ESPAÇO: O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.
ENREDO: É o fato em si. Aquilo que ocorreu e que está sendo narrado. Deve ter um começo, um meio e um fim.
PERSONAGENS: São os indivíduos que participaram do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).
NARRADOR: É quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos fatos, e é denominado narrador-observador.
E alguns elementos que ajudam na construção do enredo:
INTRODUÇÃO: Na introdução devem conter informações já citadas acima, como o tempo, o espaço, o enredo e as personagens.
TRAMA: Nessa fase você vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para a boa compreensão da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério, que se desvendará no clímax.
CLÍMAX: O clímax é o momento chave da narrativa, deve ser um trecho dinâmico e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace.
DESENLACE: O desenlace é a conclusão da narração, onde tudo que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto é explicado, e o “quebra-cabeça”, que deve ser a história, é montado.
Para que no seu texto estejam presentes esses elementos, é necessário que na organização do texto você faça alguns questionamentos: O quê aconteceu (enredo), quando aconteceu? (tempo), onde aconteceu? (espaço), com quem aconteceu? (personagens), como aconteceu? (trama, clímax, desenlace).
Após fazer essas perguntas e respondê-las, pode-se iniciar a redação da narrativa, onde são incluídos todos esses itens explicados acima. Para uma redação escolar o melhor é que se distribuam as informações dessa forma:
Introdução: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu?
Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu?
Conclusão: Qual a conseqüência desse acontecimento?
Se essas dicas forem seguidas com certeza a narração estará completa e não faltará nenhuma informação para que se possa entender os fatos.
Fonte: Infoescola.
05 jan / 2021
Além de dominar competências de escrita ou fórmulas de Matemática, uma
boa preparação para o vestibular demanda repertório. Saber mais sobre
temas que podem cair nas questões objetivas ou na Redação do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) e na Fuvest ajuda o candidato a ter
tranquilidade na hora de resolver as provas e embasamento para escrever
bons textos.
Em um momento em que o mundo inteiro sofre os efeitos da pandemia do coronavírus, temas como acesso à saúde e vacinação podem ser abordados nos vestibulares. Também é possível que as provas apostem em questões ligadas às revoluções aceleradas pela crise sanitária e outros pontos como mudanças climáticas, saneamento básico e saúde mental.
A emergência sanitária provocada pela pandemia de
covid-19 tornou ainda mais evidente a importância do Sistema Único de
Saúde (SUS) para a preservação da vida de milhões de brasileiros. Esta
reportagem mostra que, em todo o Brasil, aproximadamente 133,342 milhões
de pessoas não tinham qualquer integrante da família com plano de saúde
no ano de 2018.
A pandemia também deixou claro as desigualdades no acesso aos serviços de saúde de qualidade, tema que pode cair na Redação do Enem. O risco de um negro morrer por causa do novo coronavírus é sempre maior que o de um branco, conforme mostra essa reportagem. E, em um hospital na periferia de São Paulo, os moradores já chegam à unidade em estado crítico por causa das dificuldades de isolamento e atenção à saúde nessas regiões.
Presente nas manchetes de todos os jornais, o tema da vacinação pode aparecer em questões das provas, por meio de assuntos como características dos vírus, sistema imunológico e produção dos imunizantes. Este material ajuda a entender como funcionam as vacinas. E, no caso da covid-19, é possível ver aqui as diferentes tecnologias utilizadas pelos imunizantes.
Ainda sobre imunização, matéria do acervo do Estadão mostra por meio de charges e ilustrações o que foi a Revolta da Vacina em 1904. Para quem deseja se aprofundar na história de epidemias, o Estadão também preparou material contando sobre os 66 dias de terror e morte na luta de São Paulo contra a Gripe Espanhola, há mais de 100 anos.
Revoluções em todo o mundo aceleradas pela pandemia podem cair na prova. Neste material especial, são listadas 24 mudanças trazidas pelo coronavírus que devem sobreviver à crise sanitária. Os tópicos vão desde o home office até modificações na forma como viajamos, consumimos ou estudamos. Em relação à educação, esta reportagem aborda o risco de abandono escolar em um ano em que boa parte das escolas permaneceu fechada, outro tema que pode ser abordado nos vestibulares. E, para saber mais sobre os desafios da alfabetização, acirrados pela crise sanitária, vale ler esta reportagem especial e acompanhar os últimos dados sobre o tema divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O tema das mudanças climáticas e a proteção ao meio ambiente é uma das apostas de especialistas para a Redação do Enem. Essa reportagem mostra a necessidade de estratégias globais de prevenção até mesmo para evitar o surgimento de futuras pandemias. E esta a seguir discute como tornar as cidades mais sustentáveis. Já para saber sobre as queimadas na Amazônia e no Pantanal, registradas no ano passado,e entender os efeitos disso, vale a pena visualizar os mapas nesta reportagem especial e essas imagens chocante de animais atingidos pelo fogo.
Outra aposta para as provas, o saneamento básico teve seu marco regulatório aprovado em junho de 2020. Um dos objetivos é reduzir disparidades no Brasil, atraindo grandes investidores para melhorar o desenvolvimento econômico e humano das regiões. Nesta reportagem, é possível entender, por meio dos exemplos de Santos (SP) e Ananindeua (PA), por que a falta de saneamento reforça as desigualdades no País. Já a precariedade das moradias brasileiras é destacada em uma reportagem especial realizada após viagens a cidades do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Questões ou propostas de Redação relacionadas à saúde mental também podem aparecer nos vestibulares. Por isso, é bom se familiarizar com o assunto. O podcast Trabalho Mental, do Estadão, é uma boa pedida para saber mais sobre as relações entre carreira e saúde mental. Já esta reportagem aborda a relação entre a pandemia e o aumento de casos de estresse e ansiedade.
Fonte: Enem e Fuvest: Leia 20 reportagens do 'Estadão' que ajudam na preparação para o vestibular. 05 jan / 2021. Portal Terra. Disponível em: < https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem-e-fuvest-leia-20-reportagens-do-estadao-que-ajudam-na-preparacao-para-o-vestibular,e9e7f87169246abb9bf0ce3b4b0b9f666os3ftvk.html >. Acesso em 05 jan / 2021.
Saiba mais ! Boa leitura!